Saiba Como usar gamificação nos eventos da SUA Empresa

Para quem quer surpreender os convidados, fazer uso de gamificação é sempre uma boa alternativa. Seja em uma empresa ou entidade, quando um evento é realizado, os objetivos geralmente são: engajar as pessoas, encantá-las ou até mesmo fidelizar clientes. Mas para conseguir alcançar essas metas é preciso inovar, transformando a maneira de fazer eventos. É aí que entra a gamificação. 

Mas afinal, o que é gamificação?

Bem, gamificação nada mais é do que uma estratégia diferenciada, que utiliza tanto a lógica quanto o design dos jogos, sendo uma maneira de interagir com as pessoas. O interessante da gamificação é que ela transforma conteúdos pouco atrativos em algo muito dinâmico e divertido. 

De acordo com pesquisa realizada pela TalentLMS, a respeito de produtividade no ambiente de trabalho, 89% dos funcionários dizem que a gamificação faz com que se sintam mais felizes e produtivos. 33% gostariam de mais recursos semelhantes aos de jogos durante os treinamentos. 61% dos colaboradores que não receberam treinamento com gamificação se sentiram entediados e improdutivos. Até mesmo na hora de reter funcionários a modalidade faz a diferença, já que 78% dos entrevistados afirmam que a gamificação, durante o processo de recrutamento, torna a empresa mais desejável. 

Benefícios

  • Funcionários motivados: a gamificação faz com que as pessoas criem conexão entre si, motivando os colaboradores e fazendo com que deixem de ver a atividade como uma obrigação;
  • Utilização diversificada: seja para recrutamento, desenvolvimento ou treinamento, a gamificação pode ser utilizada de diversas formas;
  • Menor rotatividade: com processos digitais mais dinâmicos, as empresas que utilizam gamificação passam a se tornar um lugar mais atrativo para o trabalho, se adequando ao perfil do novo profissional;
  • Fidelização de clientes: por meio de experiências, como o uso de aplicativos, é possível ofertar serviços e fidelizar seus clientes. 

Recursos da gamificação

A gamificação usa diversos recursos comuns aos jogos, tornando as atividades mais dinâmicas. Confira os principais:

 

  • Uso de narrativas: nada como usar uma boa história para envolver e prender a atenção das pessoas. Dessa forma, é possível tornar a prática mais interessante. 
  • Desafio: Ao desafiar as pessoas, durante uma atividade, a probabilidade de ela se manter ativamente dentro de uma ação é muito maior.
  • Recompensa: essa é uma outra maneira de conseguir engajar e manter o interesse dos colaboradores. 
  • Competitividade: ao competir as pessoas acabam ficando mais engajadas, por isso, esse recurso tão utilizado nos jogos é muito natural nas atividades de gamificação. 

Deixe um comentário