Eventos híbridos: quais as vantagens

Com a necessidade de isolamento social, devido a pandemia, o setor de eventos precisou se reinventar. E nesse momento, mais do que nunca, foi necessário contar com o apoio da tecnologia para possibilitar que o mercado continuasse em movimento.

Se no início da pandemia, os eventos eram 100% online, agora, com a imunização em curso, os eventos híbridos começam a ser mais frequentes. Para quem não sabe, o evento híbrido reúne características tanto de eventos online quanto presenciais. Dessa forma, o evento pode ser presencial, com alguns palestrantes reunidos em um local físico, enquanto o público assiste simultaneamente pela internet.

Outros participantes também podem participar online. O modelo permite que o público interaja por meio de perguntas direcionadas aos palestrantes. Uma pesquisa realizada pela VM Consultoria, em parceria com a SSK Análises, mostrou que 83% dos entrevistados já realizam eventos híbridos. 

Quais as vantagens

Se antes era difícil trazer algum palestrante para o seu evento, devido a localização geográfica, no formato de eventos híbridos esse não é um problema. Agora, é possível convidar qualquer pessoa, independentemente do local em que ela more, pois a transmissão pode ser pela internet.

Outro fator importante é em relação ao custo, sua empresa não precisa mais gastar com passagem e hospedagem para palestrantes. 

Com um evento híbrido, o alcance do público é muito maior. Além disso, o engajamento também acaba sendo maior, já que as pessoas interagem na medida em que o evento vai acontecendo. E ali mesmo, por meio das mensagens recebidas, é possível entender  qual conteúdo está agradando mais e assim manter a audiência lá em cima. 

Exemplos de sucesso

Durante a pandemia, esse modelo foi amplamente testado e daí saíram muitos exemplos de sucesso. Um deles foi o MTV Music Awards, que ocorreu em 2020, nos Estados Unidos. Embora o evento estivesse marcado para acontecer em uma arena, em Nova York, a emissora decidiu fazer o evento em diversos pontos da cidade para evitar aglomerações. Além disso,  o MTV Music Awards teve algumas apresentações gravadas e exibidas no dia do evento. 

Outro evento de sucesso foi o Festival de Jazz de Istambul, realizado pela primeira vez de maneira híbrida, em 2020. Os shows ao vivo foram ao ar livre para evitar contaminações. Já pessoas de outras partes do mundo que quisessem assistir ao evento, puderam comprar os ingressos e ver online. De acordo com os organizadores, essa foi uma maneira de apoiar os músicos e demais trabalhadores do setor, que sofreram fortemente com a crise ocasionada pela pandemia.

De qualquer forma, o formato mostrou que veio para ficar e mesmo no pós-pandemia, com tantas vantagens oferecidas, é possível que continue com força. Um dos fatores que contribui para esse sucesso é o fato de mostrar ser possível fazer um evento profissional ainda que no modelo híbrido, sem contar no custo-benefício. 

Deixe um comentário