Gestão logística: como pode impactar no seu negócio

A gestão logística é um fator essencial para o andamento das atividades de qualquer empresa, pois somente por meio dela é possível planejar, controlar e executar o fluxo de determinados produtos. Assim, a logística está presente desde o início do fluxo, quando é realizada a aquisição da matéria-prima, passando pela produção até a distribuição ao consumidor final.

Além de possibilitar um ótimo custo-benefício, a logística pode ser uma excelente vantagem competitiva para a empresa, uma vez que possibilita agilidade durante todo o processo.

Com a pandemia, ocasionada pelo coronavírus, o e-commerce acabou se destacando, uma vez que as pessoas acabaram optando por fazer compras online. Segundo pesquisa do Compre&Confie, o faturamento do e-commerce no país cresceu 81% em abril de 2020, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O montante representou 9,4 bi faturados no mês. Tudo isso só foi possível com a eficiência logística.

Os processos logísticos

O supply chain, termo em inglês que significa cadeia de suprimentos, possui diversas etapas, podendo envolver várias empresas. É por meio dessa cadeia que passam os produtos. Ou seja, todas as atividades, desde a compra de insumos, transporte, armazenamento, embalagem, gerenciamento até a fase final de venda aos clientes.

Nessa cadeia, o gestor logístico tem um papel muito importante, uma vez que é ele quem gerencia a frota, controla os itens, gere os pedidos e ainda viabiliza o abastecimento, sempre de acordo com a demanda de cada localidade. Nesse processo, temos a logística inbound e outbound.

A primeira é relacionada ao transporte, armazenagem e  entrega, tanto de produtos quanto de serviços. Ela ocorre quando a empresa obtém bens ou serviços de um fornecedor. Já a segunda diz respeito ao mesmo processo, no entanto, é quando esses serviços são ofertados para os clientes.

Benefícios da gestão logística integrada

Quando todos os processos que envolvem a gestão logística são integrados, todo o fluxo fica organizado e os benefícios são inúmeros. Confira alguns deles:

 

Competitividade  


Quando a gestão logística é integrada, naturalmente há competitividade, uma vez que todo o fluxo é realizado por meio de softwares que contribuem para a eficiência de todo o trabalho. Além de um bom preço, o consumidor quer que o produto seja entregue no prazo. Isso traz confiabilidade para o negócio, fidelizando o consumidor, fazendo o seu negócio sair na frente, tornando-o competitivo.  

 

Agilidade

Com a gestão logística integrada, é possível que a empresa tenha agilidade nos processos operacionais. Com mais pessoas pensando no processo como um todo, todas as etapas passam a ser otimizadas, trazendo mais eficiência para o negócio.  Além disso, é possível prever e antecipar decisões, caso haja qualquer divergência durante o andamento da operação.

Produtividade

 

Com eficiência e organização, toda a cadeia passa a operar de maneira coordenada. Assim, todas as etapas integradas conferem uma equipe estruturada e especializada, o que traz mais produtividade ao processo. 

 

Menos custos

 

Com todo o processo sendo gerido de maneira sistemática, há redução de falhas, pois todas as etapas são realizadas com eficiência. Além de aumentar o nível de satisfação dos clientes, os custos operacionais são reduzidos. 

Deixe um comentário